sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O reino de Deus aqui e agora



Em um post anterior, eu comentava sobre uma citação de J.C. Ryle, que dizia que nosso amor pelo reino deveria aumentar dia a dia.

Pode ser que alguns tenham entendido que falava de uma vida "chata", "santarrona", cheia de "não pode".

Creio que não seja isso.

Ontem estive entre as praias de Charitas e São Francisco, aqui em Niterói (RJ), e pensei sobre isso. Olhei aquela enseada espetacular  (a foto do post é antiga, mas dá uma noção) e conversei com meus botões: - Amar isso aqui é amar o Reino.

Sim. Apesar de sabermos que o mundo jaz no maligno, não podemos nos esquecer que o criador não foi ele. A criação é uma obra estupenda de Deus, para mostrar a Sua glória e para que pudéssemos viver em um lugar perfeito.

Quando eu amo mais observar a criação do que correr atrás de coisas materiais, creio que estou aumentado meu amor por Deus e Seu reino.

Quando amo mais passar tempo com minha família, com as pessoas, do que gastar meu tempo fazendo "alianças" políticas, em reuniões "sociais" com o objetivo de me "posicionar", eu creio que estou amando o reino. E esse tipo de reunião não acontece só no "mundo". Se não tomarmos cuidado, estamos dentro da igreja nas mesmas reuniões.

Vivemos em um mundo de correria e somos puxados para ações e pensamentos que estão longe de priorizarem o reino. Quando a gente diminui o ritmo e olha ao redor, percebe que o reino está para todo o lado, disponível a todos nós que já entendemos quem somos e para onde vamos.

Sua família, seus amigos - quer possam te ajudar "socialmente" ou não - sua igreja, uma praia, um lago, o céu, uma caminhada para respirar e pensar na vida. Para mim, tudo isso é reino. Priorizar isso é priorizar o reino.

Porque Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. (Sl 19:1-4)

Estamos no meio de um culto constante. Só precisamos parar para ouvir e participar.

(crédito da foto: http://www.fotosdeviagem.hpg.ig.com.br/pertodorio.htm)

3 comentários:

Lecir Marques disse...

Zé Eduardo,

O seu texto me fez lembrar de Zaqueu subindo na árvore para melhor contemplar o Divino Mestre. Foi pela porta da contemplação à grande obra do Criador que a salvação chegou em sua casa.

Com certeza Deus fala conosco quando contemplamos as obras da Sua criação.

Como você disse, isso é culto, e se dele participarmos, certamente ouviremos a Sua voz.

Texto maravilhoso. Parabéns!

Abrs,
Lecir

José Eduardo disse...

Valeu Lecir.

Nem sempre é fácil perceber isso. Tem dias que as coisas vão de mal a pior... Mas temos que tentar, sempre.

Abçs

Lecir Marques disse...

Querido amigo aniversariante de amanhã, dia 25 de outubro.

As profecias estão se cumprindo, ainda bem que temos conosco o dono daquela "Voz" que acalmou o vento e o mar e que também prometeu companhia e aconchego todos os dias da nossa vida.

Que amanhã vc tenha um dia muito especial na presença dEle, não só amanhã como em todos os dias da sua vida.

Abraços com carinho,
Lecir