quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A grande cilada: Quem é o seu Deus?

E sereis iguais a Deus. o pai da mentira, no livro das origens

 
Essa semana terminei de ler o excelente livro, Deuses Falsos, de Timothy Keller. Com a habitual qualidade na condução de seu texto, o autor apresenta o que para mim se tornou uma caça pessoal: a busca aos falsos ídolos em nossas vidas.

E como eles estão lá, escondidos, conduzindo nosso dia a dia a forjando nossa forma de ver o mundo!

O livro segue uma ordem muito interessante. Apresenta um falso ídolo - alguém, ou algo, que toma o lugar de Deus em nossas vidas - e mostra um exemplo bíblico onde o mesmo ídolo aparece, bem como a forma de "lutar " contra ele. Me parece ser uma das melhores formas de expor algo: Com a bíblia.

Esse é um resumo muito rápido dessa obra, que, me parece, é leitura obrigatória para cada um de nós, cristãos que vivemos em um mundo repleto de ídolos, que estão prontos a nos atacar ao dobrarmos a esquina.

Entretanto, o achado mais importante da leitura foi entender que por trás de todos os ídolos apresentados pelo autor, se encontra o maior de todos os substitutos de Deus em nossas vidas: nós mesmos.

Creio que nós somos o maior ídolo de nossas vidas.

Não foi, por acaso, esse ídolo mor que levou nossos pais à queda? Não foi essa brecha que a serpente encontrou para minar os seus coraçōes?

E, seja sincero, não é por nos colocar no lugar de Deus que, vez após a outra, criamos nossos falsos "sub ídolos"? Dinheiro, poder, sexo, amor, família, todos os outros ídolos apresentados por Keller, só crescem em nossa adoração porque por trás deles está o nosso ego, insuflado pela "possibilidade" - só o pai da mentira para nos fazer acreditar nisso! - de se colocar como o ser principal a ser louvado e adorado.

É quando eu me tomo por deus que o dinheiro vira prioridade, pois através dele o deus Eduardo é "saciado" em seus desejos. Quando eu sou meu deus, preciso ser amado e considerado o melhor no que faço, pois senão mando "tempestades" e impossibilito o colheita do ano. Mesmo que essas tempestades venham em forma de depressão - pela falta de reconhecimento - ou na forma de desprezo pelos outros.

Quando esse deus de meia tigela acha que é o "bam bam bam" surgem as guerras - essa riqueza é minha, essa terra é minha - e as difamações. Claro! Só pode haver um deus, e tem que ser eu e não o outro!

Então vem a crise, pois ninguém é capaz de se sustentar muito tempo como deus. É nesse ponto da vida que muitos de nós nos encontramos: cansados e sobrecarregados por carregar o fardo de sermos deuses. Fardo impossível. Pesado e desumano. Fardo colocado sobre nós por nosso pecado, nossa criação e o mundo que nos cerca.

O pior é que, sem perceber, sorrateiramente, reproduzimos a mesma coisa em nossos filhos. Estamos criando novos deuses em nossos lares e precisamos, urgentemente, desmascarar esse processo e quebrarmos esse ciclo.

Como diz Keller em seu livro, somos seres que precisam de ídolos. Precisamos retornar ao nosso verdadeiro objeto de adoração, a quem destinamos o melhor que temos. Tempo, dinheiro. Vida.

Somente assim iremos sanar nossas emoções, nossas vidas. Porque, então, poderemos ficar quietos – o que não quer dizer apáticos – e reconhecermos que o Senhor é Deus. Nele está todo o controle e todo o bem para nossas vidas.

9 comentários:

Roberto de Assis disse...

Muito bom seu texto, Zé.
Realmente trata-se se uma cilada DIFÍCIL de sair.
Acredito que, com leituras que ajudam - como Tim Keller - diagnosticar essa realidade na vida da gente já se torna um passo libertador.
Que o Soberano nos ajude, para que apenas Ele esteja no TRONO do nosso coração.

Roberto de Assis.

José Eduardo disse...

Até que enfim meu reverendo apareceu por aqui!
Valeu revera. A companhia de grandes amigos, como você, ajuda nessa caça.

Abraços
José Eduardo

Mônica disse...

E como mudar o rumo das nossas vidas sem que nos digam que estamos malucos?
Penso nesse momento no texto biblico que nos diz, " Olhai os lirios do campo eles não tecem nem fiam mas se vestem como reis"

enedina disse...

Grand texto. Oportuno texto, pois no momento estou me sentindo "deusa destronada" Gostaria de ler o livro. Tenho de ampliar meus conhecimentos, pois cada dia mais vejo que nada sei.
Com carinho
Enedina

José Eduardo disse...

Monica
Que bom ver vc por aqui!
A mudança certa é aquela conduzida pelo Senhor. E, quando é Ele quem conduz, "deixa que pensem, que falem"
Bjs

José Eduardo disse...

Dna Enedina
Só o fato de sentir esse desconforto é sinal que há uma operação do Senhor em andamento. Siga nesse caminho. O livro realmente é muito bom.
Abçs

Lecir Marques disse...

Querido amigo,

Como vc mesmo disse: SÓ O SENHOR É DEUS.

Que saibamos em todo o tempo reconhecer isso e que Ele reine para sempre em nossas vidas.

Abrs.
Lecir

José Eduardo disse...

Amém Lecir! Só Ele é Deus e Senhor sobre todas as coisas.
Precisamos smpre descansar nEle. Mesmo quando o mundo diz "não".

Anônimo disse...

Irmão procurei esse livro ontem pela minha grande e linda cidade e não encontrei tem alguma sugestão?